spoon

Recent Recipes

CHOCOLATE : Tipos de Chocolate, Dicas de Uso e Dicas de Armazenagem

1

Category :

TIPOS de Chocolate

Cacau em pó: um pó amargo feito de massa de chocolate prensada que teve a maior parte da manteiga de cacau removida. Não contém açúcar.

Achocolatado: Um pó contendo açúcar, cacau em pó, e às vezes outros ingredientes, como derivados do leite. Geralmente misturados ao leite. Geralmente misturado ao leite para ser bebido.

Chocolate meio amargo: Feito de massa de cacau acrescida de manteiga de cacau, uma pequena quantidade de açúcar, e baunilha. Um chocolate meio amargo de boa qualidade contém 60% de cacau sólido (massa de cacau e manteiga de cacau), e um chocolate de primeira qualidade tem 70% ou mais. Alguns especialistas afirmam que algo que contenha menos de 70% não é chocolate de verdade. O uso de gordura vegetal ou animal também é rejeitado. 

Chocolate ao leite: Feito com os mesmos ingredientes do chocolate meio amargo, mas com o acréscimo de derivados do leite e com uma porcentagem bem menor de cacau sólido (cerca de 40% nos chocolates ao leite de boa qualidade). Produtos inferiores contém gordura vegetal em vez de manteiga de cacau, além de aroma artificial de baunilha, o que pode arruinar até mesmo um bom chocolate.

Chocolate Branco: Feito de manteiga de cacau e açúcar, mas sem cacau sólido.

DICAS DE USO

Quanto maior a qualidade do chocolate, melhores serão os resultados na culinária. O chocolate meio amargo é de longe o melhor em termos de sabor, aparência e estabilidade. O chocolate ao leite não é confiável, e o chocolate branco é sensível ao calor, portanto sempre resfrie-o, depois rale antes de aquecer. O chocolate queima muito fácil e deve ser derretido em banho-maria: coloque o chocolate numa tigela de vidro ou cerâmica sobre a panela de água quente (mas sem ferver), para que seja aquecido aos poucos. O chocolate pode ser derretido no microondas na potência mais baixa, mas este método é rejeitado pelos mais tradicionalista. Se aquecer demais, o chocolate fica duro e granuloso, e se acrescido de água irá engrossar e solidificar. Ao misturar o chocolate com outro líquido, certifique-se de que ambos estejam à mesma temperatura. 

DICAS DE ARMAZENAGEM

Não guarde o chocolate na geladeira. As baixas temperaturas e a umidade deixam o chocolate com uma cobertura esbranquiçada. Guarde num local fresco e arejado, à temperatura ambiente, e mantenha-o embalado quando não estiver usando. Por incrível que pareça, o chocolate congela muito bem, desde que seja mantido seco, e num recipiente hermético.

Fonte: Livro – Sabores do mundo: Chocolate

1 comentários:

Ótimas explicações...hj mesmo "apanhei um pouco tentando dar um banho de chocolate em alguns morangos, que no fim ficaram até bem bonitinhos!

Agora, pra fazer doces e bolos tenho preferido o cacau em pó, ou chocolate com 70% de cacau, já que prefiro as coisas menos doces...é isso!

Um abraço,
Até mais!

Postar um comentário

O blog Santa Gula está repleto de receitas deliciosas.

(C) Copyright by Santa Gula
Wordpress Theme by QualityWP | Conveted to Blogger Template by ThemeLib.com